Um casal de designers holandeses - fundadores do coletivo HUNK-design - transformaram a cobertura de sua casa do século XIX em um "paraíso urbano". O arquiteto Bart Cardinaal e a artista Nadine Roos, que vivem na casa localizada no centro de Roterdã desde a época em que ainda eram estudantes, criaram um grande terraço externo que se destaca na linha formada pelos telhados adjacentes. Ao demolir a cobertura existente criaram o que chamam de seu "apartamento conversível".
Para criar o terraço eles também tiveram que reorganizar todos os cômodos da casa. Segundo o casal, "o terraço está onde antes ficava a suíte principal. O quarto transferido para o local onde antes havia a sala de jantar. A sala de jantar foi para o nível mais alto, para o local onde anteriormente estava o banheiro. O banheiro e a cozinha inverteram suas posições. A nova área de estar era uma despensa fria e escura e o que antes era a sala de estar é agora uma ampla sala de jogos. A sala de jantar foi convertida em um pequeno closet. Apenas o quarto da filha permaneceu no mesmo local."
O primeiro objetivo dos arquitetos era criar um terraço na cobertura. Para isso, "uma grande parte do telhado inclinado original teria que ser demolido; a consequência disso é que a casa ficaria consideravelmente menor. Dois terços da cobertura foram removidos, porém, a parte frontal do telhado foi mantida em sua forma original e abriga hoje um aconchegante sofá. No meio deste pavimento foi erguida uma estrutura que faz a transição entre a cobertura original e a nova, de vidro, que se estende sobre o terraço."
O projeto apresenta uma "escada pontilhada" - intitulada "Let's Stick Together" e concebida pelos artistas locais VollaersZwart - e está repleto de outras interessantes estratégias de projeto perfeitas para uma jovem família deste tamanho. Veja, a seguir, mais imagens do projeto.
-
Arquitetos: HUNK-design
- Área: 140 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Thomas Mayer